MUDANÇA EM CURITIBA

Ao longo dos anos, a capital do Paraná vem se tornando a cidade mais rica do Sul do Brasil. O clima é temperado marítimo, com temperatura média de 11ºC no mês mais frio, caindo, às vezes, para abaixo de 2ºC. Para quem busca fazer bons negócios, a sugestão é a cidade de Curitiba, uma vez que tem um número elevado de eventos internacionais em diversos nichos de mercado.

Curitiba é jovem quando comparada a outras capitais de estados no litoral brasileiro. Seu desenvolvimento se deu a partir do avanço do movimento bandeirante para o Oeste do território. Hoje, com 324 anos, a cidade é pioneira em quesitos como responsabilidade ecológica, sistema de saúde e transporte público, com modelos que são copiados e aplicados em cidades de todo o Brasil.

As ações voltadas para sustentabilidade fizeram a capital paranaense ser reconhecida pela Unesco como uma das cidades brasileiras mais criativas em 2014, e pela revista Forbes em 2015 como a terceira cidade mais esperta por alinhar projetos ecológicos, qualidade de vida, infraestrutura e economia.

Este equilíbrio faz de Curitiba ter o 4º maior PIB do País. O maior responsável por esse índice é a forte presença do setor terciário no mercado curitibano, com foco no comércio e em exportações de eletrodomésticos, madeira, produtos têxteis, entre outros. As indústrias também se destacam, tendo ênfase nos nichos alimentício, mobiliário, farmacêutico e bebidas.

A cidade conta com um sistema de transporte público integrado que funciona desde 1974 com veículo leve sobre pneus (VLP), também chamado de Bus Rapid Transit (BRT). São 81 quilômetros em corredores exclusivos para ônibus, em rotas que transportam 2 milhões de pessoas diariamente. O modelo instalado em Curitiba inspirou os modelos de transporte público no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Bogotá, na Colômbia.

 

Alguns dados relevantes para sua mudança

DDD: 041
População: 1.893.997 habitantes (IBGE/2016)
Fuso horário: UTC-3
Principal aeroporto: Aeroporto Internacional Afonso Pena (Av. Rocha Pombo – Águas Belas, São José dos Pinhais – PR)
Receita Federal: R. João Negrão, 11 – Centro, CEP: 80010-200. Telefone: (41) 3225-1556
Polícia Federal: R. Profa. Sandália Monzon, 210 – Santa Cândida, CEP: 82640-040. Telefone: (41) 3251-7500

 

Prepare sua mudança internacional ou nacional para a cidade mais bem estruturada e de melhor qualidade do país.

 

Falkner Moreira
Produção de Conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *