MUDANÇA EM CUIABÁ

Além de ser a capital, Cuiabá é a maior cidade do Mato Grosso. Sua temperatura que é bem definida nas 4 estações, no verão gira em torno dos 32ºC, no entanto, no inverno e no outono podem cair abaixo de 10ºC. A economia está centrada no comércio e na agroindústria e houve um considerável crescimento, por isso foi escolhida como uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

A capital matogrossense atingiu o 13º lugar no ranking da Exame de 2017 sobre as melhores cidades brasileiras para viver. Fatores como saneamento básico e sustentabilidade foram analisados para estipular o ranking, mas foi em cultura que Cuiabá se saiu melhor, atingindo o 8º lugar nacional.

A importância cultural da cidade é revelada pela manifestação da tradição, que mistura elementos indígenas, da exploração bandeirante paulista e da cultura afro. Em 2013, acabou sendo tema de samba-enredo da Mangueira no Carnaval de 2013. Na gastronomia, traz forte presença dos peixes de água doce como pacu, piraputanga e pintado.

Comércio e indústria centram atividades no varejo alimentício e de vestuário. O setor agroindustrial e de outros gêneros estão localizados no Distrito Industrial de Cuiabá. Toda a produção é distribuída por meios rodoviários e aéreos. Este segundo ocorre no município vizinho de Várzea Grande, pois Cuiabá não conta com suporte aéreo próprio.

Situada quase ao centro exato da América do Sul, Cuiabá é cercada pelos ecossistemas da Amazônia, do Pantanal e do Cerrado. Seu clima é tropical úmido, caracterizado por temperaturas elevadas e forte precipitação de chuvas. De dezembro a março chove mais na região e as temperaturas têm médias mínimas de 21°C e máximas de 33°C.

Alguns dados relevantes para sua mudança

DDD: 065
População: 585 367 habitantes (IBGE/2016)
Fuso horário: UTC-3
Principal aeroporto: Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Av. João Ponce de Arruda, s/n – Jardim Aeroporto – município Várzea Grande)
Receita Federal: Av. Ver. Juliano da Costa Marques, 99 – Centro Político Administrativo. CEP: 78049-937. Telefone: (65) 3615-2027
Polícia Federal: Av. Hist. Rubens de Mendonça, 1205 – Araes, CEP: 78008-902. Telefone: (65) 3927-9165

 

Está se preparando para sua mudança internacional ou nacional para Cuiabá? Existem muitas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal e você vai se surpreender com a qualidade dos centros educacionais de nível médio e superior do Estado.

 

Falkner Moreira
Produção de Conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *